27 junho 2009

Aprender



Ter a história inteira pra contar e recontar
Ter a mente acesa pra poder iluminar
Ter a vida inteira pra não ter
Ter a paciência pra crescer e ser maior

Ver o chão se abrir e não deixar de caminhar
Se o céu cair e o coração se empedrar
Ver a pedra dura dissolver
Ter a consciência de aprender a ser melhor

Ver aonde os pés sabem pisar
Ver o que os olhos não podem ver
Ser causa e conseqüência do que há
Estar sozinho e não sentir-se só.


Ser Maior - Feira Livre

Sem você, meu amor...



"Eu sem você não tenho porquê
Porque sem você não sei nem chorar
Sou chama sem luz, jardim sem luar
Luar sem amor, amor sem se dar
Eu sem você sou só desamor
Um barco sem mar, um campo sem flor
Tristeza que vai, tristeza que vem
Sem você, meu amor, eu não sou ninguém"

Vinicius de Morais

O que me tira a calma!!!



      Post passado eu falei que a vida anda calminha, tranquila. E ela não mudou, mas vou aqui falar de algo que tira meu sossego por horas importantes do meu dia a dia: trânsito.

      Podem falar o que quiser, mas tenho uma certeza em minha vida: nenhuma cidade em que já estive por mais de 2h tem um trânsito razoável. É do pouco ruim para o caótico. No entanto vou me ater meus comentários a minha adorável cidade: Aracaju.

      Eu tenho carteira de motorista a quase 10 anos e nesse tempo nunca tomei uma multa, por mais banal que seja o motivo. Eu dirijo dentro das leis (sejam do CTB, sejam do bom senso) e não fico esperando que algum guarda de trânsito esteja por perto para me fazer lembrar delas. Uso sempre o cinto, a película do vidro está dentro do permitido, não tenho carro "tunado" ou som de trio elétrico, não passo em sinal vermelho, uso os alertas de direção, respeito as sinalizações. Parece até muita coisa, só que isso é bem simples de fazer. O que me dá mais raiva quando vejo alguém fazendo idiotice no trânsito.

      Reparem que não estou falando de falta de habilidade ao volante. Isso é algo que se consegue superar com o tempo e com a prática. O que me torra os neurônios são ações deliberadas (e propagandeadas) de idiotice. Por exemplo: tenho som no meu carro, mas é pra escutar DENTRO do carro. Aí me para um (ou uma) idiota do meu lado com um trio elétrico disfarçado de gol 1.0, tocando qualquer porcaria de baixo nível com o som no máximo. Eu, pessoa civilizada que sou, apenas levanto o vidro do meu carro, pra dominuir o incômodo. Sabe o que acontece? O(A) sujeito(a) se incomoda pelo fato deu não querer ouvir o mesmo que ele(a)(essa raça é assim mesmo, sem opinião própria). E aí de duas, uma: ou me xinga, ou aumenta o som. É, vida no trânsito é complicada.

      Tenho uma idéia para baratear os carros no Brasil. Nada de muito engenhoso. É só remover todos os alertas luminosos dos carros. Pra quê farol, piscas e lanternas, se o que importa é, no máximo, buzinar quando se quer que alguém saia da frente? É normal se encontrar carros com lanterna e farol baixo apagados depois das 17h. Será que quem faz isso acha que já temos sensores infravermelhos nos carros?? O.o

      O trânsito é quase uma selva: os mais fortes passam por cima dos mais fracos e sempre tem alguém pra tirar vantagem. Traduzindo para a linguagem das ruas, temos os motoristas de ônibus/caminhões/picapes/jipes e os taxistas e motoboys. Quem nunca levou um fechada de brutamontes de aço no trânsito? Quem nunca ficou furioso com um taxista que passa no sinal vermelho quando o seu sinal está verde? Caso você seja um felizardo de não ter vivido isso, me diz a sua cidade e a quanto tempo você dirige.

      Pra terminar, a bendita lei seca. Sim, eu acho que ela veio para o bem do trânsito. Tenho que admitir, porém, que ela é um tanto rígida quanto aos teores de álcool no sangue. Acredito que faltou um pouco de bom senso nesse ponto. Só que o que anda realmente faltando é fiscalização. A idéia de educar os motoristas quase sempre funcionam quando a educação atinge o bolso. Então que se façam blitz constantes e aleatórias pela cidade, além de blitz obrigatórias em trajetos para festas/micaretas/shows e coisas do gênero. Em breve virão as reclamações quanto ao preço do taxi e a baixa qualidade dos ônibos do transporte público. No fim, seria algo saudável. =D

      Bom, acho que já falei demais. Deixo aqui um conselho: pense bem antes de fazer alguma besteira no e do trânsito.

21 junho 2009

Calmaria


      É bom estar de bem com a vida, depois de tanto tempo de tormenta. As coisas andam calmas como um belo lago num dia de brisa leve. Nada está parado, tudo se move e se encaixa com vagareza. E essa calmaria parece que tem me tirado a inspiração para escrever.

      Eu sei que uma hora ou outra cai um pedra no lago. Se for pequena, só causará marolas. Se for grande, as ondas podem virar um barco. Tão legal quanto a calmaria é a importância de estar preparado para a tormenta...

17 junho 2009

Pratododia


"Como arroz e feijão,
é feita de grão em grão
Nossa felicidade

Como arroz e feijão
A perfeita combinação
Soma de duas metades"

15 junho 2009

O último passo...



      Então que o dia dos namorados passou e foi bom. Tinha tanto tempo que não sabia que era companhia, mas dessa vez foram várias companhias. E não, não foi uma suruba, antes que vocês pensem em safadeza.

      Aproveitando a data, uma grande amigo resolveu dar mais um passo rumo ao caminho sem volta dos relacionamentos: noivou com a namorada depois de 9 anos (!!!) de namoro. Como ele me avisou isso à tarde, fui logo avisando o povo e tentando juntar o máximo de pessoas possíveis para participar desse momento histórico. Consegui algo inacreditável. 6 casais presentes para comemorar o dia dos namorados+noivado num bar mexicano. Só faltou o Ligeirinho!

      Fato curioso da noite: um dos casais não estava namorando até estacionar o carro. Como passaram do lado da mesa antes de estacionar, resolveram começar a namorar ali mesmo, durante a baliza. Talvez tenha sido o espírito do dia, talvez tenha sido a pressão psicológica de se juntar a 4 casais. Tanto faz, o importante é ser feliz.

      A noite foi regada a muita risada, cerveja e margueritas, acompanhando os tacos e nachos apimentados. Conversa vai, conversa vem, nada do grande momento da noite e como não sou pessoa de gostar de esperar nem de cerimônia, acusei logo a demora. Foi então que vimos o brilho de dois anéis metálicos surgirem. Como é de praxe, rolou um pequeno de discurso por parte do quase-noivo. Esse aqui da foto abaixo:



      Depois da troca de alianças, dos beijos e das fotos, voltamos a dar risada, a comer e a beber. Mas ficou a pergunta: quem serão os próximos???

12 junho 2009

Eu, você, nós dois...

Hoje é o dia de falar um monte de coisas bonitas e melosas. É dia de ver corações por todos os lados, um verdadeiro clima "Love's in the air, everywhere I look around". Dia de presentes, flores e declarações de amor. Vai ter gente que vai fazer tudo isso e gente que vai ser do contra. Tanto faz, o importante é demonstrar carinho por quem está do seu lado.

Dia dos namorados é todo os dias. Assim como todo dia é dia das crianças, dos pais, das mães e de toda categoria de afinidade humana. Não deixe pra tratar bem ou dar presente só quando chegar datas comemorativas. As melhores surpresas acontecem quando menos esperamos, né não?

Como não vou ficar enrolando aqui (você encontram textos bem melhores que os meus pela net sobre esse assunto), deixo aqui registrado minha felicidade. E a razão* dela também:


Flôr, te amo muito. Muitas felicidades pra nós (e pro resto do povo também, porque não somos egoístas. Kkkkk).



* Não me olha com essa carinha não que eu me apaixono, tá?
PS: eu sei que já usei a primeira foto, mas queria ela de novo no blog. =D

10 junho 2009

Old, and good, times...



"Ipod uma ova, eu sou é K7 cromo 90, porra!!!

De olho nos números



      Nunca mais tinha exercido meu egocentrismo bloguístico, estava até com saudades. Dando uma fuçada no meu Google Analytics (Tati, uma dia você consegue colocá-lo no seu blog, tá?), achei informações deveras interessantes. Vamos a elas.

      O blog teve 927 visitas em um mês, um recorde nos seus quase 3 anos de vida. A maioria dos visitantes chegaram através de links de outros sites, então obrigado a aqueles que de alguma forma me dão um trackback. Sempre que possível faço isso aqui também, seja nos textos, seja na lista dos indicados.

      Nesse período de 30 dias foram registradas visitas de 13 países que no geral sempre estão presentes na lista. Só que dessa vez tive 3 novos países aparecendo por aqui: Arábia Saudita, Turquia e Angola. Globalização é isso aí. Kkkkkkkkkk

      Dentre o universo das 80 cidades brasileiras que aparecem no relatório (esse número não é cientificamente preciso) Aracaju voltou a liderar os acessos ao meu blog (eu acho que isso é coisa da minha Flôr =D), seguida por SP, RJ, BH, Salvador, Goiânia, Recife, Barra Mansa (O.o), Brasília e Porto Alegre. Há de se frisar o grande número de visitas de cidades interioranas de Minas Gerais e São Paulo.

      O tempo médio de visita também aumentou, sinal de que as pessoas estão passando mais tempo lendo o blog (ou fazendo mais coisas enquanto tentam ler). Por outro lado o número de novos visitantes caiu um pouco. Será que o povo anda gostando disso aqui?? \o/

      Para terminar, e ainda tocando em números, tenho que terminar de me arrumar para correr pro trabalho, pois só tenho 15 minutos pra isso.

05 junho 2009

Sapato velho...

"Era mais forte e veloz que qualquer mocinho de cowboy"


      O tempo passa para tudo e para todos. Sem clemência. Sem volta.

      Por vezes queremos que o tempo passe rápido para que chegue logo um momento desejado. E depois que ele não passe mais, para o momento não acabar. Mas ele sempre acaba.

      Todos temos nossos apreços com coisas aparentemente sem valor. Eu, não sendo exceção, me apeguei a pequenas coisas que me proporcionaram grandes alegrias. E hoje é dia de me despedir de uma delas.

      Meu querido tênis de trilhas. Após quase 5 anos de convivência diária, é com tristeza que vou lhe deixar partir. Foram muitas trilhas, muitas viagens, muitas idas e vindas. Lama, asfalto, pedra, chuva e sol. Superamos de tudo um pouco, sem que você reclamasse. Muito pelo contrário, você sempre me confortava, para que eu aguentasse um pouco mais.

      Você vai embora, mas aqui deixo uma justa homenagem.

"Somos personagens esféricos na vida..."*

      Adoro conversar no msn. Assim como o google, ele é fonte de informações, conhecimentos e, principalmente, responsável por muitas risadas. Muitas MESMO.

      Sabe aquelas conversas sem pé nem cabeça, que começa não se sabe onde, nem tem idéia de como termina? Isso acontece direto comigo no msn. Não vou dizer que tem uma pessoa que costuma falar coisas sem noção. É caso generalizado mesmo.

      Normalmente começa num papo normal, sem nada demais, que por algum motivo começa a se tornar instrospectivo e/ou imaginário demais e termina descambando para o campo do absurdo. Eu me divirto e aprendo muito com isso.

      Tem conversa sobre relacionamento, sobre sexo, sobre carro, sobre notícia, sobre livro, sobre casamento, sobre separação. Pense numa coisa estranha. Pronto, eu já devo ter tido uma conversa sobre isso no msn.

      E agora fica a pergunta: você acha que somos personagens esféricos na vida??




* Isso é uma tese literária, tá?

02 junho 2009

Sergipe é o país do forró!!!

"Simbora minha gente, que o São João já começou!!!"


Chegamos a melhor época do ano. Festejos juninos, chuva, muito forró e animação. Isso é o que você vai encontrar se resolver visitar o Nordeste nos meses de junho e julho. E mais uma vez faço campanha de divulgação do meu estado sem receber nada em trocar. É por amor a terra mesmo.

Venha a Sergipe e você conhecerá todos os tipos de festas possíveis. Pé de serra, forró eletrônico, quadrilha, fogos juninos. Arraiáis espalhados por todos os cantos do estado, com entrada de grátis e muita coisa boa para conhecer.

Apesar de termos festas em todos os lugares, alguns municípios tem tradições que se mantêm e devem ser divulgadas. Em Estância, temos os barcos de fogo e a guerra de buscapés. Areia Branca tem o forró da Paz e do Amor, além do maior forródromo do país. Aracaju vem se destacando pelos shows do ForróCaju e da Vila do Forró. Temos, também, o tradicional concurso de quadrilhas, onde as eliminatórias acontecem em várias cidades até escolher o representante do estado no concurso nacional de quadrilhas.


E como ninguém é de ferro, tem os comes e bebes. Licores variados, quentão e vinho para esquentar o povo, porque é inverno e a temperatura baixa por essas bandas do país. Além disso, tem sempre alguém esperando pra dançar um forró coladinho para aumentar mais o fogo. Para repor as energias, canjica, pamonha, milho cozido ou assado, tapioca, beijú, amendoim, bolo de macaxeira ou de puba, arroz doce. O que não falta é coisa boa...

E as festas já começaram e só acabam depois de São Pedro, sendo o mais tradicional o de Capela. Como o estado é pequeno territorialmente, você consegue ir para vários lugares durante o São João, até mesmo mais de uma cidade por dia. Como o custo de vida por aqui é baixo e o povo é hospitaleiro (só não sabe se comportar muito bem no trânsito), tenho certeza que se vierem conhecer essas maravilhosas terras vão se surpreender. E nem falo de praia, porque com essa chuva, fica complicado. Mas nada que uma conversa com São Pedro não possa resolver...



Link bastante útil: Programação do São João em Sergipe

01 junho 2009

Todo cuidado é pouco...



      Eu achava que a maré de azar já tinha acabado. Depois do que me aconteceu desde o começo do ano, acreditava piamente que a fazer de esculhambação com a minha pessoa já tinha passado. Ledo engano...

      E a empregada não veio trabalhar hoje. Está de mudança e ia fazer a matrícula dos filhos na escola nova. Mas ela tinha que faltar exatamente no dia que volto a trabalhar? A minha preguiça ainda está no ritmo de folga, não pode ser confrontada desse jeito. E eis que tenho uma casa para arrumar antes de trabalhar. Faço 30% do serviço e resolvo deixar o resto para quando voltar do trabalho. E lá vou eu com minha bicicleta para minha jornada diária de labuta, aproveitando o tempo legal para pedalar.

      Chego no trabalho, todo alegre e o que percebo? Esqueci a chave da corrente da bicicleta em casa!! Volto correndo para casa e percebo que vou chegar atrasado. Como o sol tinha ficado mais forte, fui de carro.

      Chego no meu setor, falo com o povo rapidamente e já vou procurar saber dos problemas que me deixaram para resolver. Olho minha caixa de mensagens do trabalho: 140 mensagens não lida. Apago as besteiras, me sobram 38. Excluo o que seria só avisos, restam 21. Até o fim do expediente consegui dar cabo de 13. Como não é de bom grado ficar sem serviço (o chefe pode achar que você é inútil ao invés de eficiente), deixei as últimas 8 para amanhã. Só que não contava com uns despachos de fim de expediente, que levou meu número de pendências a... 21!!! Damn it!!

      Então volto para meu lar, doce lar. E me lembro da pilha de pratos e da casa a varrer. Nessa hora eu deito na cama e penso: eu realmente tenho que fazer isso???

      Sim, eu tenho. Quer dizer, eu devo. Mas não tenho. Só que as pessoas que moram comigo acham que eu tenho. E não entendem que eu só devo. Enfim, lavei os pratos, varri a casa, coloquei comida pros cachorros. Sabe qual o melhor disso tudo?? Não tem nada para jantar...