27 junho 2009

O que me tira a calma!!!



      Post passado eu falei que a vida anda calminha, tranquila. E ela não mudou, mas vou aqui falar de algo que tira meu sossego por horas importantes do meu dia a dia: trânsito.

      Podem falar o que quiser, mas tenho uma certeza em minha vida: nenhuma cidade em que já estive por mais de 2h tem um trânsito razoável. É do pouco ruim para o caótico. No entanto vou me ater meus comentários a minha adorável cidade: Aracaju.

      Eu tenho carteira de motorista a quase 10 anos e nesse tempo nunca tomei uma multa, por mais banal que seja o motivo. Eu dirijo dentro das leis (sejam do CTB, sejam do bom senso) e não fico esperando que algum guarda de trânsito esteja por perto para me fazer lembrar delas. Uso sempre o cinto, a película do vidro está dentro do permitido, não tenho carro "tunado" ou som de trio elétrico, não passo em sinal vermelho, uso os alertas de direção, respeito as sinalizações. Parece até muita coisa, só que isso é bem simples de fazer. O que me dá mais raiva quando vejo alguém fazendo idiotice no trânsito.

      Reparem que não estou falando de falta de habilidade ao volante. Isso é algo que se consegue superar com o tempo e com a prática. O que me torra os neurônios são ações deliberadas (e propagandeadas) de idiotice. Por exemplo: tenho som no meu carro, mas é pra escutar DENTRO do carro. Aí me para um (ou uma) idiota do meu lado com um trio elétrico disfarçado de gol 1.0, tocando qualquer porcaria de baixo nível com o som no máximo. Eu, pessoa civilizada que sou, apenas levanto o vidro do meu carro, pra dominuir o incômodo. Sabe o que acontece? O(A) sujeito(a) se incomoda pelo fato deu não querer ouvir o mesmo que ele(a)(essa raça é assim mesmo, sem opinião própria). E aí de duas, uma: ou me xinga, ou aumenta o som. É, vida no trânsito é complicada.

      Tenho uma idéia para baratear os carros no Brasil. Nada de muito engenhoso. É só remover todos os alertas luminosos dos carros. Pra quê farol, piscas e lanternas, se o que importa é, no máximo, buzinar quando se quer que alguém saia da frente? É normal se encontrar carros com lanterna e farol baixo apagados depois das 17h. Será que quem faz isso acha que já temos sensores infravermelhos nos carros?? O.o

      O trânsito é quase uma selva: os mais fortes passam por cima dos mais fracos e sempre tem alguém pra tirar vantagem. Traduzindo para a linguagem das ruas, temos os motoristas de ônibus/caminhões/picapes/jipes e os taxistas e motoboys. Quem nunca levou um fechada de brutamontes de aço no trânsito? Quem nunca ficou furioso com um taxista que passa no sinal vermelho quando o seu sinal está verde? Caso você seja um felizardo de não ter vivido isso, me diz a sua cidade e a quanto tempo você dirige.

      Pra terminar, a bendita lei seca. Sim, eu acho que ela veio para o bem do trânsito. Tenho que admitir, porém, que ela é um tanto rígida quanto aos teores de álcool no sangue. Acredito que faltou um pouco de bom senso nesse ponto. Só que o que anda realmente faltando é fiscalização. A idéia de educar os motoristas quase sempre funcionam quando a educação atinge o bolso. Então que se façam blitz constantes e aleatórias pela cidade, além de blitz obrigatórias em trajetos para festas/micaretas/shows e coisas do gênero. Em breve virão as reclamações quanto ao preço do taxi e a baixa qualidade dos ônibos do transporte público. No fim, seria algo saudável. =D

      Bom, acho que já falei demais. Deixo aqui um conselho: pense bem antes de fazer alguma besteira no e do trânsito.

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

Eu fiquei decepcionada com a raça despreparada e desqualificada que tem acesso à uma CNH, e mais ainda com a podridão que existe por trás dela. O trânsito não deixa de ser caótico porque Motorista tem de sobra, o que falta são condutores.
O beijo.