17 março 2008

O que não mata, envenena.

     Pode parecer perda de tempo, mas gosto de usar o orkut para algumas pesquisas socio-psicológicas, pela facilidade de fazê-las. Não são de cunho científicos, meramente curiosidade sobre o comportamento das pessoas que se propõem a participar dessa rede social.

     Após constatar que o casamento anda em alta por lá, descobri que a inveja é o alimento/bem/objetivo mais precioso vida virtual das pessoas que lá habitam. Pesquisando rapidamente você acha mais de 1000 comunidades que falam coisas do tipo "Sua inveja é meu sucesso", "Sua inveja é meu ibope" e "A inveja é foda". E isso levou-me a questionar o que leva a isso. Tenho alguns indícios.

     Primeiro: o rastro digital que o orkut permite deixar. Antigamente era de boca em boca, no máximo um bilhetinho, que aconteciam os comentários maldosos sobre alguém. Hoje em dia vai na base do scrap ou até depoimento. E aí com existem muitas pessoas desligadas no mundo, isso acaba passando. Logo todo mundo está vendo e comentando. Com as novas possibilidades de bloqueio isso foi minimizado, no entanto não resolve 100%.

     Segundo: é mais fácil expalhar fofoca por meio virtual. Porque perder tempo telefonando e gastando saliva para comentar algo com algumas pessoas se você pode fazê-lo para milhares ao mesmo tempo???

     Terceiro: As pessoas andam se achando os centros das atenções. Já vi competição para ver quem tem mais amigos, mais fãs e até mais scraps!!! Será que isso ajuda na hora de conseguir emprego ou mesmo um relacionamento sério?

     Quarto: as fotos. Agora o registro do que acontece não é somente guardado pela memória fotográfica, mas também pela memória da máquina digital, do celular, do player de música. E aí depois vai para a visualização mundial.

     E fico me questionando o que as pessoas fazem com tanta inveja que sentem delas. Se alguém souber me diz, porque para isso eu não tenho resposta...

Nenhum comentário: