29 setembro 2008

Olhe o voto!

      Estou eu aqui, com minha já costumeira insônia, pensando no que escrever. Poderia falar do meu aniversário que está chegando, mas acho que é cedo para isso. Poderia falar sobre o campeonato brasileiro de futebol (Séria A, por favor), no entanto não é um costume meu falar de futebol. Então resolvi falar de política.

      Antes de tudo, acho o sistema eleitoral brasileiro defasado. Deveriam existir certos pre-requisitos para que alguém quisesse se candidatar. E nem penso em coisas do tipo grau superior, rende, etc. Isso não quer dizer nada. Eu acho é que antes de ser candidato a pessoa deveria já ser atuante.

      As eleições para vereadores deveriam ser comunitárias: os candidatos seriam obrigatoriamente das áreas em que pensam em defender. Afinal de contas, quem melhor que um morador para saber dos próprios problemas da região? E ele também deveria ter feito parte atuante na associação de moradores. Tenho certeza que ficaria mais fácil saber quem fez/faz alguma coisa e quem não quer nada.

      Todos os candidatos deveriam ter no mínimo 3 anos de filiação a algum partido. E se depois de eleito mudasse de partido, ficaria impossibilitado de se eleger por 4 anos (mas poderia terminar o mandato já conquistado).

      Campanha política seria feita no chão da rua, sem direito a carro de som, papel ou bandeira. O tempo na tv seria igual para todos os candidatos e somente para apresentação de propostas. Os debates seriam obrigatórios e para cada proposta efetuada durante a campanha o candidato seria obrigado a cumprí-la. Não fez??? Se lascou, 6 anos sem poder se candidatar. E também não pode ser secretário,acessor ou qualquer outro cargo comissionado.

      O salário de todos os políticos seriam atrelados ao salário mínimo, de forma que eles não poderiam mais se dar aumento. A verba de gabinete seria reduzida e a contratação de pessoas deveriam ser por área de conhecimento. Durante o mandato a pessoa deveria automaticamente se desligar de todas as atividades comerciais que possue. A única fonte de rende deveria ser seu salário.

      O financiamento da campanha seria público e igual para todos. Como não haveria grandes eventos nem grandes gastos, o valor seria pequeno. E quem fosse pego roubando dinheiro, em atos de corrupção ou de favorecimento perderia todos os direitos políticos para sempre. Mas para isso seria preciso uma reforma no judicário. E isso é outra história...

Nenhum comentário: