14 setembro 2009

Não compre @DellnoBrasil



      Nunca fui um ativista muito ferrenho de nada, nem tenho o costume de ser um usuário que dá retorno sobre um produto ao fabricante. Ou você alguma vez já ligou pra Tio João e falou que o arroz deles estava ficando com cara de papa?

      Mas eis que, depois de mais de 2 anos de convívio complicado, venho eu fazer um comentário (infelizmente negativo) de um produto comprado por mim. Meu notebook.

      Era meio do ano de 2007 eu tinha resolvido levar meu computador pro quarto. Como divido esse espaço com eu irmão mais novo e não temos lugar pra colocar mais nada lá, decidi que era hora de aposentar meu velho desktop. Entre idas e vinda, desmanches e atualizações, meu velho frankstein já tinha 6 anos de uso. Como já tinha um bom dinheiro guardado, resolvi partir para um notebook.

      Eu sou uma pessoa muito cuidadosa com meu dinheiro e por isso gosto de pesquisar bastante antes de comprar algo que custe mais de 50 reais, quem dirá algo que poderia custar mais de 2000. Como tenho um bom conhecimento sobre produtos de informática de uso pessoa (a parte tocante a área empresarial me foge o conhecimento) devido a muitos anos de trabalho, fui pesquisar produtos de marcas conhecidas. De antemão tirei Sony e Apple da lista, devido ao preço. Queria um produto de qualidade, mas não tinha tanto dinheiro assim. Descartei Acer e Toshiba porque não encontrei relatos de assistência técnica no brasil, só produtos importados por conta do vendedor. Sobraram Lenovo (IBM), HP e Dell.

      Não curto o designer muito sóbrio e clássico dos Lenovo. Procurando entre ofertas de HP e Dell acabei ficando com a segunda, pois encontrei uma configuração que atendia a minhas expectativas por um preço razoável. O modelo escolhido foi uma Latitude 131l, com processador Turion. Vakor pago? 2400 reais, com o frete.

      Pouco mais de um mês, o primeiro problema. Quando fechava a tela do notebook a mesma não desligava. Lá vou eu ter que ligar pra assitência técnica e agendar uma visita. Depois de muitas idas e vinda do técnico (e de ter trocado quase toda a estrutura do notebook) o problema parou. Por dois meses. Até hoje é assim: se eu baixar a tela, ela fica acessa, exceto se colocar um pesso razoável sobre a dobra que aciona o sensor de desligamento da tela.

      E esse não foi o único problema. Pouco antes da garantia de um ano acabar, a bateria começou a dar problemas. A troca foi efetuada na garantia, mas a pouco mais de 15 dias a bateria nova também começou a dar problemas. O detalhe é que praticamente não as usei, o notebook trabalhou 99% do tempo até hoje na mesma tomada do quarto.

      Ultimamente ele resolveu se desligar sozinho vez por outra. Sabe de uma coisa? Estou de saco cheio. Se alguém me perguntar já fica o recado: Não compre DELL no Brasil.



PS: Procurando por relatos de problemas com a Dell, encontrei isso aqui.

Nenhum comentário: