03 julho 2009

Piu Piu


      Tá vendo esse passarinho aí da imagem acima? Ele anda piando cada vez mais alto. Só que ninguém entende direito o que ele pia.

      Eu acompanho o tuiter mais do que realmente escrevo. Gosto de ler certas pessoas ou de seguir alguns links postados, porque são do meu interesse. Mas confesso que nunca entendi o real significado desse bichinho azul. Microblog? Mas o que se consegue expressar em 140 caracteres? Agregador de pessoas? Retransmissor de pensamentos curtos? Sites para colocar as frases do dia?? Não faço realmente idéia do que seja.

      De alguma forma, ele serviu para alguns acontecimentos engraçados (e uns poucos sérios) nos últimos tempos. Um exemplo de algo construtivo para o mundo real foi com relação a eleição no Irã. O resultado do sufrágio foi o mesmo, só que a possibilidade das pessoas expressarem a violência do governo em coibir manifestações pacíficas foi algo que ninguém esperava. Ponto positivo.

      E agora chegamos a um ponto que é nebuloso e chega a beirar o ridículo. O ator americano Ashton Kutcher se tornou o primeiro usuário do tuiter a alcançar 1 milhão de seguidores, depois de uma aposta com a rede CNN. E o tuiter tem um sistema de ranking baseado no número de vezes que um marcador (formado pelo símbolo # seguido de uma palavra. Ex.: #forasarney) aparece nas postagens de usuários. Logo, os assuntos mais comentados do momento aparecem na tela de todos os tuiteiros. Aí que o Marcos Mion resolve pedir pro Ashton colocar #forasarney no final de suas frases, para que ajudasse a derrubar o oligarca maranhense radicado no Amapá da presidência do Senado Federal. Pois o Ashton respodeu que não poderia fazer isso porque não tem direito a voto no Brasil, e quem acreditasse nessa causa (derrubar o Sarney) que fizesse por onde isso acontecer. E o Marcos Mion ainda ficou de birra porque o outro não quis vestir a camisa da sua idéia. #tôpraver.

      Antes eu postava mais pois adorava deixar recados pra minha Flôr por lá (e gostava de ler os que ela deixava também), mas depois do tuitercídio dela, agora fico só acompanhando o povo. Se um dia entender pra que é que serve esse piado de passarinho, eu escrevo mais. Ou largo de vez.

Um comentário:

Day Pinheiro disse...

Ainda acho ele muito inútil!
Tanto quanto passei a achar o Orkut. Rá.
:P