02 dezembro 2008

E apois...

      O Brasil é um país grande, apesar de não ser um grande país. E essa vasta extensão territorial faz com que surjam particularidade culturais em certo pontos. É fácil descobrir se uma pessoa é mineira ou foi criada por lá. Assim como cariocas, paulistas e tantos outros. Quando não é o sotaque, são algumas gírias comuns.

      Apesar de ser muito menos difundido (maldita mídia elitista essa a do Brasil), no nordeste também existe muitas particularidades culturais ligadas à fala. Sim, tudo isso faz parecer que vivemos de estereótipos vocais, porém essas características não são dadas a tôa.

      Navegando aqui pela net, num portal local , descobri uma coisa bem interessante que ele fizeram: um dicionário de sergipanês.

      O dicionário pode ser encotrado aqui. Tendo nascido e vivido aqui, posso garantir que 90% do vocabulário é de uso corrente. No dia que visitarem Sergipe (para quem não visitou), você perceberá diálogos parecidos nas ruas.

      Mas Sergipe não é só isso. Tem muita coisa interessante para conhecer. Além de belezas naturais (praias, lagoas, Serras, rios), temos aqui muitas manifestações culturais (reisados, sambas-de-coco, festas juninas) e culinária típica (caranguejo, baião-de-dois, carne do sol com macaxeira, paçoca, pirões variados, mangaba, pitanga, pitomba, etc.). E o estado ainda é calmo e relativamente pouco violento. Está afim de tirar umas férias para descansar?? Venha conhecer Sergipe.







PS: Esse post não patrocínio de nenhum órgão governamental, seja ele Estadual ou Municipal. Infelizmente...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda acho que você devia ser guia turístico. Manda um pouco de paçoca aí por fax, vai...

Beijo.

Anônimo disse...

Seu sacana!!
primeiro a propaganda do Verão Sergipe e agora essa?

Adorei..
Na proxima vez que eu passar ai
não vou ficar perdida nas conversas
hehehe..

beijo

Grazi disse...

Eu amei o seu post, Thito. Eu adoro sotaques nordestinos, a cultura brasileira, as nossas origens e pessoas que valorizam tudo isso.
Beijos.