27 novembro 2007

Para saber um pouco mais

Cada vez mais me pergunto como as coisas chegaram ao ponto que estão no Brasil. Em todos os âmbitos esse país é de uma contradição ímpar.


Não sou nenhum seguidor da teoria da conspiração, mas cada dia mais concordo com o Paulo Henrique Amorim: a grande mídia no Brasil é elitista e golpista. Se você passar um mês tentando entender a realidade brasileira só através das grande redes de tv, rádio e mídia impressa vai achar que estamos em meio a uma guerra civil urbana, comandados por traficantes e preste a entrar num cataclisma econômico. Socorro!!


Não estou defendendo que esteja tudo bem. Longe disso. No entanto a forma como isso é mostra deturpa a realidade. Não se dá notícias, se dá opiniões. E nessas horas o blogs vem mostrando um saída para se fazer um jornalismo mais real. E crítico.


Não sou contra opinião. Todos temos uma e possuímos o direito de expressá-la. O problema é como. TV e rádio são concessões públicas, de caráter INFORMATIVO. Por isso mesmo não deve ser usada para manipular a opinião das pessoas. Um exemplo crasso é quando se faz reportagem sobre ações policiais. As pessoas são suspeitas de algo, mas já são condenadas pela reportagem. Isso quando não matam e a pessoa já recebe uma lista corrida enorme... É o brasil. Com b minúsculo mesmo.

Nenhum comentário: