11 novembro 2007

O que é aquilo ali??? Ah, um C.A.

Bom, como sou um veterano muito bom com os calouros e melhor ainda com minhas amigas solteiras, estarei respondendo uma pesquisa sobre como levar 6 anos ou mais para se formar. Huahuahuah.


Brincadeira. A pesquisa é sobre CAs, essas instituições perdidas dentro das Universidades. Vamos as perguntas:


1 - O que é um CA?


R: Essa é fácil. Centro Acadêmico seria a representação estudantil dentro das instâncias universitarias. Mas só isso?? Não. Vamos a segunda pergunta:


2 - Para quer serve um CA?


O CA (que pode ser DA - Diretório Acadêmico) também é responsável por procurar saber quais as necessidades do estudantes e procurar resolvê-las. Organizar atividades, sejam elas acadêmicas, socias, políticas ou culturais de forma a unir o corpo discente. O CA também indica representantes para os conselhos dos quais os alunos tem voto.


3 - Quem pode fazer parte?


Todos os alunos regularmente matriculados na sua universidade, de acordo com o curso. Não há restrições quanto a cor, credo, raça, sexo, religião, time de futebol ou sexualidade. Nem QI. =D


4 - Como funciona?


Essa é a parte mais complicada. Os CA tem estatutos diferentes, mas em linhas gerais os representates são escolhidos por eleição e tem mandatos com prazo definido. São essas pessoas que responderão legalmente pelo CA e são responsáveis pelo funcionamento do mesmo. Mas não as únicas. Todos os alunos do curso fazem parte do CA, só não respondem pelo mesmo. Os CA geralmente teem reuniões periódicas, com atas e tudo mais. Nessas reuniões são repassados os pontos de discussão e aí pode entrar de tudo. Todos os presentes nas reuniões tem voz e voto, sempre que algo precisa ser votado. São as decisões tomadas nas reuniões que ditarão os rumos do CA. Sempre que algum assunto mais importante precisa ser votado convoca-se uma assembléia geral de estudantes do curso, instância máxima de deliberação do CA.


Agora vamos sair da linha um pouco. O CA é muito mais que isso que escrevi. Tem quem goste, tem quem odeie. De acordo com quem está tomando a frente ele pode ter várias linhas de atuação. Política, prestadora de serviço, nula, submissa as vontades dos professores e ainda ponto de cooptação de partidos políticos. Todos deveriam participar do CA, mas isso não ocorre porque muita gente entra na universidade só para conseguir um diploma, não quer saber de mais nada. Outros porque querem fugir de política. A grande maioria acha que CA é um lugar pra reunir bagunceiros que sempre estão reclamando de tudo na Univesidade. Mas temos que nso perguntar: o que tenho com isso? MUITO!!! Tudo que se passa influencia na sua vida universitária, seja para o bem ou para o mal. Então não dá pra dizer que você não quer saber do que se passa lá. Depois não dá pra reclamar.


Não estou aqui dizendo que todos serão ativamente participantes. Isso é uma utopia. Mas que seria mais fácil do CA trabalhar e alcançar seus objetivos, seria.


Espero ter ajudado. Qualquer coisa podem entrar em contato. :D

Um comentário:

Grazielles disse...

Pô... nunca mais tinha vindo aqui. Mas voltei à rotina de blogueira viciada(leitora e escritora de blogs)

Não poderia deixar de vir aqui ^^


Pois é moço, eu antigamente tava nem aí pra CAs... achava tudo uma grande besteira. Até que teve eleição pro CAL (Centro academico de letras) e não é que os meninos fizeram uma porção de coisas legais. Enfim. Não participo ativamente mas admiro o trabalho deles.


^^ t+ moço. Passarei por cá mais vezes!